quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Carta sobre os Awá, do Maranhão

‘Nós vivemos na profundeza da floresta e estamos encurralados conforme madeireiros avançam. Estamos sempre fugindo. Sem a floresta, não somos ninguém e não temos como sobreviver.’ (To’o Awá)

"Os signatários desta carta trabalham, há muitos anos, com os povos indígenas Awá, Ka’apor, Guajajara e Tembé, nos estados do Maranhão e do Pará. Alguns dos signatários são vinculados a institutos de pesquisa científica e antropológica, enquanto outros trabalham em ONGs nacionais ou estrangeiras que lidam com questões ambientais e de direitos indígenas. 
Gostaríamos de transmitir nossa profunda preocupação com o futuro dos Awá no Maranhão, e pedir que V. Ex.ª e seu governo tomem providências urgentes para evitar a destruição dos Awá como um povo.
Acreditamos que órgãos federais e estaduais precisam, em caráter imediato, colocar em prática ações robustas e coordenadas para preservar a floresta onde vivem os índios, floresta que está sendo rapidamente destruída, a ponto de seus modos de vida e a própria sobrevivência estarem em risco."

Continue lendo a carta aqui.


Fonte: ISA

Nenhum comentário:

Postar um comentário