quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Técnicos da Funai e da Presidência ficam retidos por mais de 1h em fazenda de MS

Equipe do governo federal ficou presa dentro de fazenda em Paranhos até chegada de seguranças

Nícholas Vasconcelos, MS Record

Uma equipe de técnicos da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Secretaria Especial da Saúde Indígena (Sesai) ficaram retidos por uma hora e 30 minutos dentro da fazenda São Luiz, em Paranhos no extremo Sul do Estado, na quinta-feira (20) . Eles acompanhavam a visita do secretário nacional de Articulação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República, Paulo Maldos, na comunidade indígena Y’poi, e tiveram a passagem impedida por um grupo de seguranças.
O acampamento Y’poi fica dentro da propriedade e passa por estudos antropológicos para a demarcação de novas reservas indígenas e só tem o acesso liberado a cada 15 dias.
O grupo, que seguia a frente do secretário da Presidência, foi impedido de cruzar uma porteira quando retornava para Paranhos e teve de esperar a chegada dos seguranças para a abertura de um cadeado que impedia a saída. Os técnicos só puderam seguir viagem após a chegada do secretário da Presidência, que era acompanhado por uma equipe da Força Nacional de Segurança enviada para Paranhos para garantir a segurança do grupo.
Só é permitido o acesso ao acampamento, onde vivem 200 famílias, duas vezes por mês, sendo barradas até mesmo a visita de médicos e a entrega de cestas básicas fora dos dias determinados. Também participaram da visita o coordenador regional da Funai em Ponta Porã, Silvio Raimundo da Silva, representantes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).
http://www.msrecord.com.br/noticia/ver/62829/tecnicos-da-funai-e-da-presidencia-ficam-retidos-por-mais-de-1h-em-fazenda-de-ms

Nenhum comentário:

Postar um comentário