segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Mapeando Políticas Públicas para Povos Indígenas - para download gratuito e aquisição no formato impresso.



O Laced/Museu Nacional-UFRJ inaugura série de textos para o ensino superior de indígenas

Traçados é uma série de livros em versões impressa e digital (para download gratuito) destinados à formação de estudantes indígenas no ensino superior. Concebida com base na experiência do projeto Trilhas de Conhecimentos: o ensino superior de indígenas no Brasil, a série visa fornecer conteúdos para que cada estudante desenhe seus próprios mapas de estudo acerca dos temas tratados em cada um de seus volumes.

MAPEANDO POLÍTICAS PÚBLICAS PARA POVOS INDÍGENAS 
Guia de pesquisa de ações federais
Luis Roberto De Paula
Fernando de Luiz Brito Vianna
 

Nosso foco de observação, aqui, incide sobre as políticas públicas direcionadas, específica e diferenciadamente, aos povos indígenas no Brasil.

A ideia, porém, não é tanto fazer um mapeamento do que existe nessa área, repetindo iniciativas anteriores, mas proporcionar uma espécie de “guia de pesquisa” para indígenas dispostos a fazer seus próprios mapeamentos. Imaginamos como leitores preferenciais deste volume os indígenas dados à investigação e, em especial, aqueles que hoje frequentam cursos de graduação e pós-graduação de diversas universidades brasileiras. O trabalho destina-se a eles. Foi feito com o propósito de auxiliá-los a enfrentar, por si sós, a tarefa de mapear e sistematizar informações sobre as políticas públicas criadas em resposta aos anseios e direitos de sua gente.

Sobre os autores: 

Luís Roberto de Paula é antropólogo formado pela USP. Fez pesquisas acadêmicas entre os índios Xerente (Tocantins) e Xavante de Parabubure (Mato Grosso), além de consultorias em diversas áreas (educação escolar indígena, estudos de impacto ambiental, identificação de terras indígenas e quilombolas etc.). Entre 2006 e 2009 trabalhou nas organizações não-governamentais ISA (Instituto Socioambiental) e Iepe – Instituto de Pesquisa e Formação Indígena. Desde 2010 é professor adjunto do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação (Decae) da Faculdade de Educação da UFMG, ministrando disciplinas para turmas de Pedagogia e de Licenciatura Indígena e do Campo. 

Fernando de Luiz Brito Vianna ("Fedola") é antropólogo formado pela USP. Fez pesquisas acadêmicas entre os índios Xikrin do Cateté (Pará) e Xavante de Sangradouro (Mato Grosso), além de consultorias pontuais na área da educação escolar indígena. Foi assessor de pesquisa, redação e edição do ISA (Instituto Socioambiental) e assessor de políticas públicas tanto daquela ONG como da GTZ (agência de cooperação técnica do governo alemão) junto ao PDPI (Projetos Demonstrativos dos Povos Indígenas/ Ministério do Meio Ambiente). Tem publicadas análises do campo indigenista brasileiro, traduções na área das ciências sociais e o livro Boleiros do cerrado: índios xavantes e o futebol (São Paulo: Annablume, 2008). 

Esse livro foi integralmente financiado, em sua elaboração, editoração e impressão pelo projeto Educação Diferenciada, Gestão Territorial e Intervenções Desenvolvimentistas. Pesquisa, Sistematização de conhecimentos, Produção de material didático, desenvolvido no âmbito do Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento(LACED)/Setor de Etnologia/Departamento de Antropologia/Museu Nacional-UFRJ, com recursos da Doação nº 1095-0845-0/ Fundação Ford.
 

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