| O Laced/Museu Nacional-UFRJ inaugura série de textos para o ensino superior de indígenas
Traçados é uma série de livros em versões impressa e digital (para download gratuito) destinados à formação de estudantes indígenas no ensino superior. Concebida com base na experiência do projeto Trilhas de Conhecimentos: o ensino superior de indígenas no Brasil, a série visa fornecer conteúdos para que cada estudante desenhe seus próprios mapas de estudo acerca dos temas tratados em cada um de seus volumes.
| MAPEANDO POLÍTICAS PÚBLICAS PARA POVOS INDÍGENAS Guia de pesquisa de ações federais Luis Roberto De Paula Fernando de Luiz Brito Vianna |
Nosso foco de observação, aqui, incide sobre as políticas públicas direcionadas, específica e diferenciadamente, aos povos indígenas no Brasil.
A ideia, porém, não é tanto fazer um mapeamento do que existe nessa área, repetindo iniciativas anteriores, mas proporcionar uma espécie de “guia de pesquisa” para indígenas dispostos a fazer seus próprios mapeamentos. Imaginamos como leitores preferenciais deste volume os indígenas dados à investigação e, em especial, aqueles que hoje frequentam cursos de graduação e pós-graduação de diversas universidades brasileiras. O trabalho destina-se a eles. Foi feito com o propósito de auxiliá-los a enfrentar, por si sós, a tarefa de mapear e sistematizar informações sobre as políticas públicas criadas em resposta aos anseios e direitos de sua gente.
Sobre os autores:
Luís Roberto de Paula é antropólogo formado pela USP. Fez pesquisas acadêmicas entre os índios Xerente (Tocantins) e Xavante de Parabubure (Mato Grosso), além de consultorias em diversas áreas (educação escolar indígena, estudos de impacto ambiental, identificação de terras indígenas e quilombolas etc.). Entre 2006 e 2009 trabalhou nas organizações não-governamentais ISA (Instituto Socioambiental) e Iepe – Instituto de Pesquisa e Formação Indígena. Desde 2010 é professor adjunto do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação (Decae) da Faculdade de Educação da UFMG, ministrando disciplinas para turmas de Pedagogia e de Licenciatura Indígena e do Campo.
Fernando de Luiz Brito Vianna ("Fedola") é antropólogo formado pela USP. Fez pesquisas acadêmicas entre os índios Xikrin do Cateté (Pará) e Xavante de Sangradouro (Mato Grosso), além de consultorias pontuais na área da educação escolar indígena. Foi assessor de pesquisa, redação e edição do ISA (Instituto Socioambiental) e assessor de políticas públicas tanto daquela ONG como da GTZ (agência de cooperação técnica do governo alemão) junto ao PDPI (Projetos Demonstrativos dos Povos Indígenas/ Ministério do Meio Ambiente). Tem publicadas análises do campo indigenista brasileiro, traduções na área das ciências sociais e o livro Boleiros do cerrado: índios xavantes e o futebol (São Paulo: Annablume, 2008).
Esse livro foi integralmente financiado, em sua elaboração, editoração e impressão pelo projeto Educação Diferenciada, Gestão Territorial e Intervenções Desenvolvimentistas. Pesquisa, Sistematização de conhecimentos, Produção de material didático, desenvolvido no âmbito do Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento(LACED)/Setor de Etnologia/Departamento de Antropologia/Museu Nacional-UFRJ, com recursos da Doação nº 1095-0845-0/ Fundação Ford. |
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