segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Hein??: Jacareacanga: Mundurukus e Celestial Green selam contrato

Espero realmente que os Munduruku não tenham caído neste conto...

Na manha da ultima segunda-feira (12/09) nas dependências da Câmara Municipal de Jacareacanga, a etnia Munduruku realizou uma reunião com todos os caciques e lideranças indígenas, a finalidade eram ouvir as explicações dos responsáveis pela empresa Celestial Green Ventures. A Celestial Green que estava representada pelo seu diretor- presidente, o português João Borges Andrade, que falou da intenção da empresa em relação à preservação e manutenção do povo Munduruku na floresta.
Em resposta as lideranças Mundurukus foram muito rígidas com o diretor da Celestial Green, João Borges chegou a ser ameaçado com uma borduna, por uma índia Munduruku. Outras lideranças indígenas foram enfáticas em dizer que estavam cansados de promessas e que suas terras estavam sendo explorada (retirada de madeiras e garimpagem) discriminadamente, pelos brancos.
Pela parte da tarde depois de muita conversar e explicações por partes dos diretores da Celestial Green, os índios Mundurukus foram para votação e a maioria decidiu aceitar a proposta da empresa. O contrato foi assinado imediatamente, sendo que pela Associação PUSSURU, Martinho Borun Munduruku e pela empresa o diretor-presidente João Borges Andrade.
Pela proposta a Celestial Green irá pagar U$ 3. 000.00 (três milhões de dólares) por ano e dará apoio nas áreas de Saúde e Educação. O contrato entre Celestial Green e Associação PUSSURU, terá a duração de 30 anos.
A Celestial Green Ventures tem sede na cidade de Dublin na Irlanda e já trabalha com mais de cinco etnias na Amazônia.


Fonte: portalbure.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário